The Angel Next Door Spoils Me Rotten | "Análise"
- Lámen Otaku
- 11 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de jul.

Fazia tempo que eu não completava um anime do ano vigente, e isso mudou com The Angel Next Door Spoils Me Rotten (em português, Meu Anjo de Vizinha Me Mima Demais), indicado a mim pela minha namorada — assim como Don't Toy With Me, Miss Nagatoro. Fiquei surpreso em estar assistindo mais um anime de romance, pois, apesar de gostar, era um tema parecido com a obra anterior que eu havia completado. Inclusive, assisti boa parte dos episódios intercalando com outro anime.
Ao começar TANDSMR (abreviando porque o nome é gigante), o primeiro elemento que chama a atenção é o character design. Diferente de outras obras que eu acompanhava junto, como Skip and Loafer, as quais possuem um traço mais único, aqui parecia faltar originalidade. A qualidade visual é, sim, boa, assim como a animação, mas o design dos personagens lembra facilmente uma visual novel, sem um estilo marcante que se destaque. Não chega a incomodar, mas poderia ser mais um ponto positivo para o anime, que é bom na medida do possível.

Entretanto, se falta algo em seus traços, The Angel Next Door Spoils Me Rotten compensa com sua narrativa. Ao longo dos episódios, acompanhamos Amane Fujimiya e Mahiru Shiina, dois estudantes completamente diferentes.

Amane é o típico protagonista não popular, que senta no canto da sala e não tem muitos amigos.

Em contrapartida, Mahiru é popular e chama a atenção de todos com sua beleza e educação, além de ser boa nos esportes. No colégio, é conhecida como "Anjo".
A aproximação dos dois se dá quando Amane encontra Mahiru sentada na chuva, com uma feição de tristeza, e oferece seu guarda-chuva para ajudá-la, acabando por ficar resfriado no dia seguinte.

Descobrimos, mais à frente, que ambos são vizinhos e moram sozinhos. Após ver o estilo de vida “deplorável” de Fujimiya — que tem lixo espalhado pela casa e uma alimentação nada saudável —, Shiina decide ajudá-lo a mudar seus hábitos, visto que aquilo a incomoda. A partir desse pequeno acontecimento começa a aproximação entre os dois e o desenrolar da narrativa nos 12 episódios da obra.
De início, Mahiru entrega marmitas a Amane como forma de agradecimento, mas isso logo evolui para visitas diárias à casa do protagonista para preparar refeições. É um acordo benéfico para ambos: eles comem juntos e se ajudam nas compras — no preparo das refeições nem tanto, já que Amane não leva jeito para isso.

Todos esses acontecimentos são mantidos em segredo dos colegas de colégio para preservar a imagem de “Anjo” de Mahiru. A ideia não parte dela, mas sim do próprio Fujimiya.
Com o passar do tempo, os dois protagonistas vão se aproximando cada vez mais e se interessando um pelo outro, mesmo que se recusem a admitir. Eles também passam a enxergar um lado do outro que não conheciam — Amane diz que prefere Shiina como ela é em casa do que no colégio, a Mahiru verdadeira, humana —, assim como Shiina enxerga a beleza e gentileza de Amane. Eles veem a fragilidade e a timidez um do outro e se ajudam no que podem.
Com o tempo, algumas pessoas acabam descobrindo o segredo dos dois, como Itsuki e Chitose, o casal amigo de Amane, que logo percebe que há um interesse romântico entre os protagonistas. O convívio entre os casais rende momentos divertidos e aprofundados.

Outros personagens que são apresentados e torcem pela relação entre Amane e Mahiru são os pais de Fujimiya. A mãe do protagonista é cômica e logo faz amizade com Shiina.
No decorrer dos episódios ocorre o aprofundamento dos personagens, o qual é natural e bem executado. De um lado temos Mahiru Shiina, que foi criada por uma empregada e aprendeu tudo com ela. Apesar de morar com os pais, pouco os via, e nunca teve uma boa relação com eles. Por mais que fizesse o possível para ser perfeita, nunca era o suficiente, visto que seus progenitores a enxergavam como indesejada.

Já Amane sempre teve uma boa relação com seus pais e muita sorte, mas era ingênuo — segundo ele mesmo —, o que fez com que andasse com pessoas que só queriam se aproveitar dele. Isso o fez perder a confiança nos outros. Com esses acontecimentos, decide se mudar para um novo local, onde ninguém o conheça, para viver em paz sua nova vida, que é a que acompanhamos no anime.

Essa conversa entre os personagens aprofunda ainda mais a relação entre eles e a fortalece. Nos episódios finais acompanhamos a declaração entre os dois, que agora podem dizer a todos o que sentem um pelo outro e a proximidade que possuem. O diálogo entre os protagonistas nesses momentos, enquanto se declaram, é de aquecer o coração. É um final muito satisfatório para um anime que vale a pena assistir.
Meu Anjo de Vizinha Me Mima Demais está disponível de forma completa e legendada oficialmente no catálogo da Crunchyroll.